
A feminilidade é uma característica essencial da mulher, que expressa a sua identidade, a sua vocação e a sua missão no mundo. Mas o que é a verdadeira feminilidade? Como vivê-la em uma sociedade que muitas vezes nega ou distorce o valor e a beleza do ser mulher?
Neste post, vamos te dar 7 passos para você descobrir e abraçar a sua feminilidade, de acordo com os ensinamentos cristã.
Como descobrir a verdadeira feminilidade
1. Reconheça que você é imagem e semelhança de Deus
O primeiro passo para descobrir a sua feminilidade é reconhecer que você é imagem e semelhança de Deus, que te criou por amor e para o amor. Você não é um produto do acaso, nem um objeto de consumo, nem uma cópia defeituosa do homem.
Você é uma pessoa única, irrepetível e digna de respeito e admiração. Você tem uma alma imortal, dotada de inteligência e vontade, capaz de conhecer e amar a Deus e ao próximo. Você tem um corpo maravilhoso, que revela o seu mistério e o seu dom, que é capaz de gerar e acolher a vida.
Você tem uma vocação específica, que é ser filha de Deus, esposa e mãe, colaboradora da criação e da salvação.
2. Aprenda com Maria, a Mãe de Deus
O segundo passo para descobrir a sua feminilidade é aprender com Maria, a Mãe de Deus, que é o modelo perfeito de mulher e de discípula. Maria é a cheia de graça, a humilde serva do Senhor, a virgem fiel, a mãe solícita, a rainha poderosa, a intercessora incansável.
Maria é aquela que soube dizer sim à vontade de Deus, que acolheu em seu seio o Verbo encarnado, que acompanhou Jesus em sua vida, paixão, morte e ressurreição, que recebeu o Espírito Santo no Pentecostes, que foi assunta ao céu em corpo e alma.
Maria é aquela que nos ensina a confiar em Deus, a obedecer aos seus mandamentos, a rezar com o coração, a servir aos irmãos, a esperar com paciência, a sofrer com coragem, a alegrar-se com gratidão.
3. Valorize o seu corpo e a sua sexualidade
O terceiro passo para descobrir a sua feminilidade é valorizar o seu corpo e a sua sexualidade, que são dons de Deus e expressões do seu amor. O seu corpo não é uma prisão ou um problema, mas um templo do Espírito Santo e um instrumento de santificação.
A sua sexualidade não é uma fonte de pecado ou de vergonha, mas uma energia vital e uma linguagem de comunhão. Você deve cuidar do seu corpo com respeito e modéstia, evitando as agressões físicas ou químicas que possam prejudicá-lo ou deformá-lo.
Você deve viver a sua sexualidade com pureza e responsabilidade, evitando as tentações da impureza ou da contracepção que possam desvirtuá-la ou banalizá-la.
4. Conheça o seu ciclo e a sua fertilidade
O quarto passo para descobrir a sua feminilidade é conhecer o seu ciclo e a sua fertilidade, que são sinais da sua saúde e da sua capacidade procriativa. O seu ciclo é um ritmo natural que marca as fases da sua vida reprodutiva, desde a menarca até a menopausa.
A sua fertilidade é uma potencialidade que se manifesta na ovulação e na concepção. Você deve observar o seu ciclo com atenção e regularidade, anotando os seus sintomas físicos e emocionais.
Você deve respeitar a sua fertilidade com sabedoria e generosidade, usando métodos naturais de regulação da natalidade quando necessário.
5. Desenvolva os seus talentos e as suas virtudes
O quinto passo para descobrir a sua feminilidade é desenvolver os seus talentos e as suas virtudes, que são expressões da sua personalidade e da sua santidade. Você tem talentos naturais e sobrenaturais, que Deus te deu para que você os coloque a serviço do seu Reino e do seu próximo.
Você tem virtudes humanas e teologais, que Deus te ajuda a cultivar para que você cresça na perfeição cristã. Você deve descobrir os seus talentos e usá-los com criatividade e generosidade, seja na família, na igreja, na sociedade ou no trabalho.
Você deve praticar as virtudes e combatê-las com diligência e humildade, seja na oração, na penitência, na caridade ou no testemunho.
6. Relacione-se com o homem como complemento e não como concorrente
O sexto passo para descobrir a sua feminilidade é relacionar-se com o homem como complemento e não como concorrente, reconhecendo a sua igualdade em dignidade e a sua diferença em identidade. O homem não é o seu inimigo ou o seu rival, mas o seu aliado e o seu parceiro.
Você não deve competir com ele por poder ou por prestígio, mas cooperar com ele por amor e por missão. Você não deve imitar o seu modo de ser ou de agir, mas valorizar o seu próprio modo de ser ou de agir.
Você deve respeitar o seu papel de líder e de protetor, mas também exigir o seu respeito pelo seu papel de colaboradora e de educadora.
7. Consagre-se a Deus como esposa e mãe espiritual
O sétimo passo para descobrir a sua feminilidade é consagrar-se a Deus como esposa e mãe espiritual, vivendo a sua vocação específica de acordo com o seu estado de vida.
Se você é solteira, você deve viver a sua castidade como um dom de si mesma a Deus e aos irmãos, estando aberta à vontade divina sobre o seu futuro. Se você é casada, você deve viver a sua fidelidade como um dom de si mesma ao seu esposo e aos seus filhos, sendo uma boa dona de casa e uma boa mãe.
APROVEITE E LEIA TAMBÉM COMO TER UM BOM RELACIONAMENTO.
Se você é viúva, você deve viver a sua esperança como um dom de si mesma ao céu e à igreja, sendo uma boa avó e uma boa conselheira. Se você é consagrada, você deve viver a sua oblação como um dom de si mesma ao Esposo divino e à humanidade, sendo uma boa religiosa e uma boa mestra.
Espero que você tenha gostado do post que eu escrevi para você. Se você quiser, você pode me pedir para revisar, melhorar ou otimizar o seu texto. Eu ficarei feliz em te ajudar.
E você, o que achou do post? Você tem alguma dica para descobrir a verdadeira feminilidade? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe o post com os seus amigos. Até a próxima! 😊